20 de jan. de 2012

Curso de Microcontroladores PIC em linguagem "C"


Lançamento!!!


Hoje venho apresentar a vocês o meu mais recente trabalho, uma idéia que se concretizou depois de muito tempo de dedicação e persistência.Trata se do curso de microcontroladores PIC em linguagem "C" baseado totalmente na placa PK2Lab e no compilador MikroC PRO!!!




A proposta inicial deste trabalho era criar um pequeno guia sobre a linguagem C para que as pessoas que adquiriram a placa PK2Lab pudessem rapidamente se familiarizar com os comandos da linguagem, porém, com o uso do compilador MikroC PRO, o resultado ficou melhor do que esperado, resultando em uma apostila muito completa que trata desde o princípio básico de programação incluíndo os laços de repetição e controle de fluxo até o uso de interrupções de Timers e comunicação serial entre microcontrolador e PC. 

São ao todo 13 exemplos de programas comentados linha a linha, o que torna o processo de aprendizagem simples e eficiente, muitos deles implementados em mais de uma maneira para que seja possível a observação das várias formas de escrever o mesmo código.

O conteúdo do curso foi exaustivamente estudado para proporcionar um aprendizado rápido de muitos dos periféricos da placa PK2Lab, incluindo muitas imagens e fórmulas para cálculo de registradores referentes aos Timers e modulo de PWM.

Todos os registradores relacionados as interrupções estão bit a bit comentados em português, facilitando ao máximo o entendimento e configuração deste processo.

Foi inserido um tópico relacionado a criação de novos projetos, sendo efetuado um passo a passo para esclarecer a principal dúvida dos que iniciam o uso do compilador MikroC PRO, que é a etapa de configuração dos Fuse Bits do dispositivo, neste processo é feita a configuração do microcontrolador PIC18F4550 para operar em modo PLL de 48MHz.

Bom pessoal, este curso acompanha a placa PK2Lab, portanto ao adquirir a placa automaticamente receberão uma cópia do mesmo sem custo adicional, aos que tenham interesse em adquirir apenas o curso, podem o fazer através do site www.esquemas.org

A placa PK2Lab a partir de agora será disponibilizada apenas em uma única versão completa com todos os periféricos prontos para uso, e pode ser obtida através do link abaixo.





Bom por hoje é isto, em breve mais novidades e postagems sempre com um conteúdo diferente envolvendo esta fantástica área da eletrônica chamada MICROCONTROLADORES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário