10 de dez. de 2011

Alteração de Servomotor

Novas funcionalidades para seu servo!!!

Que tal efetuar algumas pequenas modificações no seu servo de modelismo e transformá-lo em um poderoso motor com giro contínuo para uso em um robô móvel, ou braço robótico?

Vou demonstrar como efetuar esta modificação de forma simples, em um servo da marca Tower Pro, modelo SG90, que é o servo mais fácil de ser encontrado hoje nas lojas de modelismo e tem a vantagem do seu custo ser muito baixo.





O primeiro passo é efetuar a retirada dos quatro parafusos de fixação na parte traseira do servo motor e retirar a tampa superior que da acesso as engrenagens do sistema de redução.




O próximo passo é retirar a engrenagem central do servo para que seja possível efetuar  a retirada da trava que delimita o curso do potenciômetro de posicionamento de eixo.





Agora é necessário "enganar" o circuito de controle de correção do servo, para tanto vamos eliminar o potenciômetro e em seu lugar iremos colocar dois resistores de 2200 ohms, simulando a posição central, ou seja, o circuito do servo sempre vai achar que o mesmo encontra-se exatamente a meio curso, não efetuando correção alguma.




Dois resistores de 2K2 substituem o potenciômetro de 4K7.




O último passo é remontar o servo com muito cuidado para que os terminais dos resistores não encostem nas partes metálicas do motor, colocando-se os quatro parafusos que irão prender todo o conjunto a alteração estará concluida, seu servo agora estará apto a efetuar giros completos de 360°.




Controle

O controle do servo motor alterado se dá da mesma maneira com que se efetua o controle de um servo original, sendo que a única diferença é que um tem limitação de giro e compensação de posicionamento e outro não. Para que fique bem claro este controle, eu postei um vídeo onde utilizo a ferramenta Superprobe gerando os pulsos de controle. No display pode se observar o valor atual da largura de pulso.




Em breve projeto de braço robótico com servomotores controlados através da placa PK2Lab.
Por hoje é isto, bons projetos!

 

2 comentários:

  1. Olá Jean como vai?
    gostamos muito desse tutorial e ele bate a com a filosofia do nosso site.
    nos daria permissão de publicar lá?
    vamos informar a fonte, nome do autor e link do artigo original.
    www.yusukke.com
    caso tenha interesse gostaríamos de convida-lo a participar com artigos, tutoriais e projetos seus.
    grande abraço.
    nos envie a autorização por email:
    yusukke@outlook.com

    desde já agradecemos!

    ResponderExcluir